PDA

View Full Version : Help - Resultado de Análises + valores GPT/ALT e da GGT

vshugo
18th April 2006, 14:00
Para controlo da saude fiz um conjunto de análise ao sangue e urina.

Apararentemente os resultados estão todos dentro do intervalo normal, excepto a transaminase GOT que apresenta um valor de 46UI/L (H<36) e o Ácido Urico que está abaixo do normal 2,7 mg/dl (H 3,4-7).

Outros resultados:

Glicose 77 mg/dl (76<>110)
Ureia 45 mg/dl (10<>50)
Colestrol 106 mg/dl :)
HDL Colestrol 41 mg/dl (H>55)
Trigleciridos 56mg/dl (50<>200)
GAMA G T 10UI/L (H:8-61)
Fosfatase Alcalina 13U/L (<117)

Agradeço que alguem entendido comente.
Só devo ir ao médico para Maio e queria saber já as conclusões.

Obrigado

Captain Obvious
18th April 2006, 15:13
N fiques tao feliz disso do colesterol. Colesterol e donde vem as hormonas esteroides :):):)

O Acido Urico. Tambem tive esse problema. COmes atum em agua ou oleo?

Ronaldinha
18th April 2006, 15:38
A GOT está elevada e o colesterol baixo? :D Andas na coparia? :lol:

vshugo
18th April 2006, 15:47
Raramento abuso nos copos e não bebo diariamente.

Custumo comer 4 vezes por semana atum em água.

O que é o GOT?

Já tomo à algum tempo proteina whey/caseina, glutamina e na semana que fiz as análise acabei o swole v3. Pode ter sido o swole que influenciou os resultados?

O que devo fazer para baixar os valores?

Ronaldinha
18th April 2006, 15:58
Raramento abuso nos copos e não bebo diariamente.

Custumo comer 4 vezes por semana atum em água.

O que é o GOT?

Glutamato-oxaloacetato-transaminase

De uma forma geral, as transaminases encontram-se no interior dos hepatócitos e são libertadas quando há morte destes (morte celular = necrose) o que pode ser provocado por uma lesão do fígado.

Por isso níveis altos das transaminases são provocados por lesões no fígado o que sucede normalmente devido a agressões por agentes que ingerimos: alcool, droga, medicamentos, etc.

Mas não sou eu que vou diagnosticar a partir desses valores...

Mango
18th April 2006, 16:14
...

vshugo
18th April 2006, 17:02
Enquanto não vou ao médico, devo parar já com os suplementos?

darklight
18th April 2006, 17:45
Nao pares com nada.
As analises estao normalissimas... a transaminase got/ast é pouco especifica acerca de problemas de figado e esta presente noutros tecidos tb como por exp tecido muscular, ou seja pode ser devido simplesmente ao treino do dia anterior! portante nao te preocupes, alem de que a elevacao e insignificante.

ja agr, qual o valor da GPT/ALT e da GGT? esses e que interessam saber....

mango, excelente post acerca da creatina e o impacto hepatico.

vshugo
18th April 2006, 17:56
Amanhã deixo aqui os valores do GPT/ALT e da GGT. Mas como não inseri os valores post inicial é porque estão dentro do normal :).

Também vou ver se arranjo consulta amanhã com o médico.

Obrigado

otnemeM
18th April 2006, 18:03
e uma das possíveis causas para teres o GOT baixo...

http://www.fcdef.up.pt/RPCD/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.3/06.pdf
Ele tem o GOT alto :P

darklight
18th April 2006, 18:13
Amanhã deixo aqui os valores do GPT/ALT e da GGT. Mas como não inseri os valores post inicial é porque estão dentro do normal :).

Obrigado

Entao nem penses mais nisso.

treinaste no dia anterior as analises?

vshugo
18th April 2006, 18:40
Sim, peito e bicep pesado....

ice_chark
18th April 2006, 18:45
So uma questao um pco off-topic: Comer atum em agua todos os dias faz mal?

Captain Obvious
18th April 2006, 18:49
Capitão...o atum só é chamado ao barulho se ele apresentasse níveis de hiperuricemia...e é exactamente o contrário.

E? Eu so troquei atum em oleo por em agua e o meu ficou bom!

darklight
18th April 2006, 19:10
Sim, peito e bicep pesado....

Mt possivelmente foi por isso mesmo.
Existe alteracao desta transaminase quando treinas, tal como da creatininoquinase. da proxima vez que fizeres analises faz dp do dia off ou algo do genero. ajuda a eliminar algumas variaveis.
quando fores ao medico refere que treinas e que treinaste pesado no dia anterior a colheita!

otnemeM
18th April 2006, 19:14
So uma questao um pco off-topic: Comer atum em agua todos os dias faz mal?
Eh...

Faz uma procura por 'mercurio' ;)

Ronaldinha
18th April 2006, 19:57

Obrigado

Entao nem penses mais nisso.

treinaste no dia anterior as analises?

Good question :P estava eu a supôr que ele não tinha treinado...

vshugo
18th April 2006, 20:56
Sinto-me aleviado :)...e eu já preocupado com problemas de figado.

Obrigado

darklight
18th April 2006, 23:25
Sinto-me aleviado :)...e eu já preocupado com problemas de figado.

Obrigado

ui... nao te preocupes pá!
preocupa-te apenas quando os valores se comecarem a aproximar do dobro do maximo limitofre. E mesmo assim depende, se isto acontecer por exemplo com um ast nao sera mt relevante, mas com um GGT ou uma 5-nucleotidase sim podera ser grave. No entanto os problemas hepaticos resultam de combinacoes de alteracoes das analises e isso nada melhor que um medico.. (or not..) pelo sim pelo nao, uma consulta é sp o melhor, pois dp sera perscrito por exp um ecografia abdominal, que dara uma ideia melhor de alteracoes fisicas, dp em casos extremos uma biopsia, mas isso normalmente nao e bom sinal.

ha muitas alteracoes que se devem ao treino, nestas enzimas por vezes ha alteracoes, ou ate mesmo com a alimentacao! nalgumas pessoas mais que noutras, isso dp depende da pessoa...

nao te preocupes homem, se apanhares uma buba e no dia seguinte fizeres analises a estas enzimas veras que apanhas um susto maior.

vshugo
19th April 2006, 08:34
Nao pares com nada.
As analises estao normalissimas... a transaminase got/ast é pouco especifica acerca de problemas de figado e esta presente noutros tecidos tb como por exp tecido muscular, ou seja pode ser devido simplesmente ao treino do dia anterior! portante nao te preocupes, alem de que a elevacao e insignificante.

Bom dia,

darklight junto envio os valores:

Transaminase GPT/ALT - 23UI/L (H<40)

Gama G T (julgo ser GGT)- 10UI/L (H 8-61)

O Gama G T está muito próximo do min. é bom ou mau sinal?

Cumps,

Mango
19th April 2006, 09:54
...

Mango
19th April 2006, 10:01
...

darklight
19th April 2006, 16:58
tas optimo

otnemeM
19th April 2006, 17:49
e uma das possíveis causas para teres o GOT baixo...

http://www.fcdef.up.pt/RPCD/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.3/06.pdf
Ele tem o GOT alto :P

My bad, my fault, my mistake... :wink:
O estudo é bom de ler na mesma por isso whatever :P

darklight
19th April 2006, 20:49
sim, e um bom estudo. andei mt tempo a procura de um estudo que fizesse relacao com a creatina e figado. gnd post mango

Kito98XT
30th August 2007, 22:39
Nao pares com nada.

Desculpem estar a desimterrar este topico mas acho mais em conta desenterrar do que abrir um novo já que o que aqui fala é precisamente aonde tenho duvidas, principalmente depois destes post do darklight.

recebi hoje o resultado das minhas analises e ta tudo normal tirando duas coisas. uma é a GPT/ALT que está a 47 quando os valores normais sao de 10 a 40.
Pesquisei na net e deu-me coisas relacionadas com problemas no figado e hepatites e tal... e as possiveis causas era o alcool e as drogas mas uma vez que nunca consumi drogas e não toco em alcool á meses fiquei a pensar... Como a consulta com o medico é só dia 10 de setembro decidi pedir a vossa opinião sobre isto ou se já alguem teve resultados identicos so para eu não ficar a pensar nisto até dia 10 :P

P.S. tb nunca ingeri creatinas.

lionman
30th August 2007, 23:32
Nao pares com nada.

Desculpem estar a desimterrar este topico mas acho mais em conta desenterrar do que abrir um novo já que o que aqui fala é precisamente aonde tenho duvidas, principalmente depois destes post do darklight.

recebi hoje o resultado das minhas analises e ta tudo normal tirando duas coisas. uma é a GPT/ALT que está a 47 quando os valores normais sao de 10 a 40.
Pesquisei na net e deu-me coisas relacionadas com problemas no figado e hepatites e tal... e as possiveis causas era o alcool e as drogas mas uma vez que nunca consumi drogas e não toco em alcool á meses fiquei a pensar... Como a consulta com o medico é só dia 10 de setembro decidi pedir a vossa opinião sobre isto ou se já alguem teve resultados identicos so para eu não ficar a pensar nisto até dia 10 :P

Podemos saber qual foi o outro valor que esta fora dos parametros ? (e que referes 2 coisas). E que esse por si só não significa absolutamente nada tendo em conta que e 47.

DJ_UNREAL
30th August 2007, 23:36
Nao pares com nada.

Não te preocupes , o meu pai é tecnico de analises clinicas e eu perguntei lhe o que ele achava, e ele disse que nao havia problema, por isso podes estar descansado

lionman
30th August 2007, 23:44
O diagnostico final depende como é óbvio do segundo valor que esta alterado e qual a alteracao.

Kito98XT
30th August 2007, 23:49
o segundo valor é a Relação albumina/globulina... agora nao tenho as analises aqui mas penso que esteja fora do normal ao para cima...

lionman
31st August 2007, 09:44
Nao creio que seja nada para te preocupares, mas certamente existem melhores entendidos que eu, um deles supostamente o teu medico :-)

Treina descansado esperando tranquilamente pela consulta.

Caparro
31st August 2007, 10:18
Também já me aconteceu e o médico explicou-me que é normal em quem tem uma actividade fisica mais intensa.

Aliás disse-me que é comum os próprios médicos terem os valores mais elevados depois de estarem de "banco", pois estão muitas horas em pé.