PDA

View Full Version : Peito de frango CRU vs peito de frango GRELHADO

MrMonteiro
4th May 2013, 22:38
Ora bem. Já aqui surgiram alguns posts com dúvidas sobre como pesar o arroz. Se cru, se cozido. E então eu lembrei-me de outros alimentos, em particular, peito de frango.

Procurei pela net e 100g de peito de frango cru têm cerca de 23g de proteínas. Já o peito de frango grelhado tem cerca de 32g de proteínas por cada 100g.

Acho estranho dar ainda mais proteínas depois de cozinhado. Ou seja o melhor é mesmo pesar os alimentos prontos a servir.

O que acham?

bjuderas
4th May 2013, 22:53
Vai ver quanto tem um ovo cru e um ovo cozido!

Eu peso a maior parte dos alimentos depois de cozinhados.

Blodeuwedd
4th May 2013, 22:54
Não tem mais proteínas depois de cozinhado, tem é menos peso, logo as 100g cozinhadas vão equivaler a mais de 100g cruas... Ao cozinhar perde água, logo fica com menos peso. Desde que saibas o que estás a fazer (ou seja, peso e composição nas mesmas condições) é indiferente que peses crú ou cozinhado...

MrMonteiro
4th May 2013, 22:59
Não tem mais proteínas depois de cozinhado, tem é menos peso, logo as 100g cozinhadas vão equivaler a mais de 100g cruas... Ao cozinhar perde água, logo fica com menos peso. Desde que saibas o que estás a fazer (ou seja, peso e composição nas mesmas condições) é indiferente que peses crú ou cozinhado...

Faz todo o sentido isso.

Ronaldinha
5th May 2013, 17:06

É isto mesmo

Se puseres 100g de peito de frango na grelhadora, juro-te que não nasce lá mais nada :mrgreen: mas vai perder volume... ou seja, vais ter talvez 70-90g de carne cozinhada.

Sabendo que 100g de peito de frango têem esse valor proteico (que não vou discutir agora mas esses frangos tão a testo lol), sabes que independentemente do que pões no prato ter 60-70-90g tem esse valor de proteína.

Mas imagina por outro lado, não sabes quanto foi posto na grelha, chegaste e tinhas os bifes grelhados... precisas de Xg de proteína e vais ver à tabela quanto é que tem o bife grelhado /100g. Porquê?

Porque precisas de saber a que peso em grelhado corresponde um dado valor proteico.

Resumindo e concluindo: pesa sempre conforme queres fazer a análise nutricional. Independentemente disso, se puseres 1,5kg de bifes na grelhadora, dividires em 10 refeiçoes iguais (ou +10 -10g) tens 150g em cada... mesmo que em vez de 1,5kg grelhados pesem 900/1200g, etc.