Resultados 1 a 7 de 7
    BB-PT Elite Member Avatar de vjoe
    Registo
    Sep 2007
    Local
    São Paulo
    Msgs
    5,227
    Thanks
    1

Default Peso de alimentos congelados

Pessoal, um alimento congelado pesa mais do que um não congelado?

Por exemplo, se pesar 300g de bróculos congelados antes de os meter no steamer, irei mesmo papar 300g de bróculos ou algum do peso é água?
    Última edição de vjoe : 10th April 2011 às 15:23

Senior Member Avatar de miguel costa
    Registo
    Oct 2010
    Local
    Luxembourg, Luxembourg, Luxembourg
    Msgs
    928
    Thanks
    0

Quote Mensagem Original de vjoe Ver Mensagem
    Pessoal, um alimento congelado pesa mais do que um não congelado?

Por exemplo, se pesar 300g de bróculos congelados antes de os meter no steamer, irei mesmo papar 300g de bróculos ou algum do peso é água?
    NORMALMENTE PESAS DEPOIS DE COZINHADO...
    A CRESCER ....OBJETIVO 92KG
    .

Power Member
    Registo
    Feb 2010
    Msgs
    293
    Thanks
    1

Quote Mensagem Original de miguel costa Ver Mensagem
    NORMALMENTE PESAS DEPOIS DE COZINHADO...
    Esta não percebi, depois de cozinhado?!! Eu peso sempre cru até porque por exemplo num pacote de arroz o valor nutricional é do arroz cru e não cozinhado.

Em relação aos congelados penso que se os alimentos estiverem devidamente condicionados/congelados não fará grande diferença, já se assim não for a quantidade de água poderá mesmo influenciar significativamente em termos de peso.

Jok3r
    Guest

Arroz cru é totalmente diferente. Já nos congelados o valor calórico apresentado é pós-descongelação. Quando congelados muito do peso que têm é água. De facto, dessas 300g de bróculos deves obter cerca de 200g no total (imagino que até menos...)

Moderadora Avatar de Ronaldinha
    Registo
    Mar 2004
    Local
    Almada
    Msgs
    10,372
    Thanks
    1,014

Não é uma dúvida tão descabida, a maior parte dos meus alunos no 3º ano de Nutrição (UC de Gastrotecnia) faz-me a mesma pergunta vezes sem conta....

- Arroz

Depende, se vais cozer 1kg de arroz (ou 500g) e dividir em X partes, comendo tudo, podes considerar o peso em cru mas consequentemente o valor nutricional terá de ser analisado obrigatoriamente em cru também

- Carne ou peixe

Se puserem 300g de carne na grelha, podem perder água e alguma gordura na confecção por isso talvez seja mais interessante verem em cozinhado, no entanto se for estufado, aproveita-se tudo pelo que se pode ter em conta quanto se pos em cru e quantas porções deu

- Congelados

Terá de ser sem líquido de congelação pelo mesmo motivo que o atum tem um peso líquido na lata, a lata pesa 120g mas só tem 80..g de atum.

é preferível descongelar, cozinhar e depois pesar. Agora....pesar brócolos????

Não tens um cup? 1/2 cup de brócolos são uns 78g

Só se for para ver se realmente rende o que está previsto

- Aveia

se vão cozer a aveia devem naturalmente pesá-la crua

- Batata

Pouco ou nada influencia...

Não uses as balanças do MP isso é só para "pó" e "linhas"

Member
    Registo
    Feb 2010
    Msgs
    78
    Thanks
    0

Eu li que 100 gramas de arroz cozido corresponde a 30 gramas de hidratos de carbono. sabem-me dizer a quantas gramas corresponde de arroz cru?

BB-PT Elite Member Avatar de vjoe
    Registo
    Sep 2007
    Local
    São Paulo
    Msgs
    5,227
    Thanks
    1

Ronaldinha, eu compro os bróculos congelados. Basicamente é abrir o saco, e meter no steamer. Não têm qualquer líquido, estão "soltos". Acho que é seguro confiar que 300g congelados = 300g descongelados. Um dia faço uma experiência...

Quanto à balança, é alta topo de gama comprada no Waitrose. Na prateleira estava a 20 libras, cheguei à caixa custava 50 e tal. Trouxe na mesma por 20. Woop woop!

Regras