Resultados 1 a 15 de 15
    Junior Member
    Registo
    Aug 2012
    Msgs
    14
    Thanks
    0

Default Espinha Bifida, o que fazer!

Bom dia, antes do mais quero que saibam que estou a falar do meu caso especifico e o conteúdo que vou aqui meter foi após conversa com alguém especializado na àrea, Mas cada caso é um caso e nada como consultar um médico primeiro para evitar correr determinados riscos.

Tenho espinha bifida oculta na L5, um problema mais comum do que alguma vez imaginei, o ortopedista disse-me que cerca de 10% da população sofre deste problema ( Alguns com vidas bastante condicionadas dependendo da vertebra e do tamanho da fissura da mesma), embora a maioria nunca o venha a descobrir a menos que algo aconteça e tenham de tirar um Raio-X à coluna.

Ora bem depois de me ter sido diagnosticado este problema o ortopedista disse que o melhor seria inscrever-me num ginásio onde houvesse algum instrutor que tivesse alguns conhecimentos sobre este problema e que o principal seria fortalecer a zona abdominal, Lombar e Dorsal. (Isto foi o conselho do pediatra). Após visita a vários ginásios reparei que poucos eram aqueles o que tinham conhecimento sobre o problema. E por isso penso que este post pode ser util a quem sofre do mesmo problema que eu.

Então depois de falar com pessoas que realmente conhece o problema e inclusivé fazem terapias e treinos de recuperação a pessoas que têm Espinha Bifida num grau muito mais elevado do que o meu aqui vão alguns conselhos.

Exercicios Obrigatórios

Exemplos:
    Cardio (Preferencialmente Bicicleta)
    Alongamentos antes e após os Exercicios ( Isto é um dos factores mais)
    Tudo o que seja para fortalecimento do Core mas que não envolva grande pressão na zona lombar ( No meu caso)
    Desde Hiperextensões (feitas sempre com bastante cuidado e ao minimo sinal de desconforto parar)
    Pranchas
    Abdominais (de preferencia em máquina)
    Remo deitado na máquina com Barra em T
    Pull Down
    Chin Ups

Exercicios a não fazer ( basicamente tudo o que faça grande pressão na coluna, ou exercicios de push que elevem a barra acima da cabeça numa posição sentado ou em pé)
    ( Infelizmente para mim isto vai limitar bastante o meu treino de pernas e até de ombros)

Exemplos:
    Squat
    Deadlift
    Lunges
    Shoulder press
    Military Press

Ou seja a maioria dos exercicios compostos vão por àgua abaixo
    E até Agradeço se alguém me der umas boas dicas para conseguir treinar as pernas e os ombros de maneira eficaz sem estes exercicios.

Principalmente espero que esta informação possa vir a ser utíl para alguém que sofra desta limitação.

Banido
    Registo
    Jun 2012
    Local
    Aveiro
    Msgs
    303
    Thanks
    4

Em relação ás pernas tens a prensa, que em vez de estares com as costas totalmente apoiadas, elevas os ombros para a frente. Se não tiveres percebido, diz.
    Os ombros, terão de ser com remadas e com elevações até à altura dos ombros.

Junior Member
    Registo
    Aug 2012
    Msgs
    14
    Thanks
    0

Sim os ombros ainda se vai conseguindo treinar, o mais complicado será mesmo o treino de pernas, não consegui perceber muito bem como funciona essa questão da prensa....

Banido
    Registo
    Jun 2012
    Local
    Aveiro
    Msgs
    303
    Thanks
    4

um pouco mais talvez.

Power Member Avatar de Juliano
    Registo
    Dec 2011
    Local
    Aveiro
    Msgs
    268
    Thanks
    6

Boas
    A espinha bifída, pode realmente ser uma complicação, no teu caso como é espinha bifída oculta, é a variante menos grave, normalmente, não cria muitas limitações, mas convém fazer um bom reforço do core, e ter especial atenção às posturas! É claro que exercícios como o squat e o Dead lift, são muito agressivos para uma condição dessas! E não sei até que ponto o leg press(prensa de pernas), não te irá causar muita pressão na região lombar, se for a 45º vai quase de certeza, podes se existir no gym, fazer a prensa horizontal, é mais indicada em situações de lesões a nível lombar.
    Experimenta este exercício, agachamento com cinto lastrado, o cinto vai transferir o peso para a bacia, e não para a lombar, e já podes fazer um treino de pernas completo, assim. Aliás é do melhor quando se está condicionado a nível lombar!
    Os vídeos demonstram bem o que fazer, é simples, dois steps, cinto, peso, e toca a agachar.

Leg press horizontal

Quanto aos exercícios para a parte superior, penso que com um bom treino de core e o uso de um bom cinto ( só para execução dos exercícios) pode chegar, mas aí também varia da estabilização que consegues fazer, se não abusares das cargas claro.
    Bons treinos
    Última edição de Juliano : 22nd August 2012 às 00:35
    "The only time its too late to change yourself, is when your dead. Until then, your just making excuses or lying to yourself!"
    Diário de treino:
    http://bodybuilding-pt.com/forum/sho...Treino-Juliano

Junior Member
    Registo
    Aug 2012
    Msgs
    14
    Thanks
    0

Cá em portugal não me foi muito fácil achar esse tipo de cinto mas será algo deste género que estamos a falar? http://viewitem.eim.ebay.pt/Real-Lea...657036415/item

Junior Member
    Registo
    Aug 2012
    Msgs
    14
    Thanks
    0

Aqueles dizem Dip belt, mas penso que será básicamente a mesma coisa....

Banido
    Registo
    Jun 2012
    Local
    Aveiro
    Msgs
    303
    Thanks
    4

É esse, sim.

Power Member Avatar de tiago_barbara
    Registo
    Feb 2012
    Msgs
    134
    Thanks
    4

Prensa tb faz muuiita pressão na coluna... Não o faças

Power Member Avatar de Juliano
    Registo
    Dec 2011
    Local
    Aveiro
    Msgs
    268
    Thanks
    6

Quanto ao cinto, se não encontras um à venda, eles rondam os 40€ por cá, arranja uma solução mais caseira. Eu tinha um cinto lombar que pouco uso, daqueles de couro da sportzone, fui a uma drogaria comprei cerca de 1.10m de cadeado, um mosquetão grande paras enfiar o cinto, e mais dois médios, e tá feito o meu hip belt, o cinto já o tinha, mais 4€ de material e bora!!
    Vou tentar colocar uma foto do meu aqui, para veres como ficou!
    "The only time its too late to change yourself, is when your dead. Until then, your just making excuses or lying to yourself!"
    Diário de treino:
    http://bodybuilding-pt.com/forum/sho...Treino-Juliano

BB-PT Elite Member Avatar de Bean Pole
    Registo
    Apr 2005
    Local
    Porto
    Msgs
    1,831
    Thanks
    54

Eu tenho um Hip-belt da Ironmind e aconselho a compra.Cintos para fundos/dips não são a mesma coisa,o Hip-Belt é muito mais confortável e resistente.
    Com um problema desses,acho que vale bem a pena o investimento!!

http://www.ironmind-store.com/SUPER-...ductinfo/1220/
    "If you want,do it for real!! If not,don't complain the gains are not comming!! " Dr. Ken Leistner

Power Member
    Registo
    Oct 2010
    Msgs
    174
    Thanks
    0

Quote Mensagem Original de Bean Pole Ver Mensagem
    Eu tenho um Hip-belt da Ironmind e aconselho a compra.Cintos para fundos/dips não são a mesma coisa,o Hip-Belt é muito mais confortável e resistente.
    Com um problema desses,acho que vale bem a pena o investimento!!

http://www.ironmind-store.com/SUPER-...ductinfo/1220/
    Mas não trás o pino pois não? Onde arranjaste se não?

BB-PT Elite Member Avatar de Bean Pole
    Registo
    Apr 2005
    Local
    Porto
    Msgs
    1,831
    Thanks
    54

Quote Mensagem Original de Stunner Ver Mensagem
    Mas não trás o pino pois não? Onde arranjaste se não?
    Um serralheiro faz isso por quase nada e como disse,não é preciso pino.
    "If you want,do it for real!! If not,don't complain the gains are not comming!! " Dr. Ken Leistner

Power Member
    Registo
    Oct 2010
    Msgs
    174
    Thanks
    0

100 euros por uma cinta, vai lá vai. Mas tem que ser parece-me, eu uso uma improvisada mas com o peso algo elevado já começa a começar a doer. Vou ver se encontro em segunda mão. Ty

BB-PT Elite Member Avatar de otnemeM
    Registo
    May 2005
    Local
    Ovar
    Msgs
    4,371
    Thanks
    0

A espinha bífida oculta pode ser 100% funcional. A minha é. Nunca deixei de fazer fosse o que fosse por causa dela. E se reforço lombar, abdominal e dos glúteos for prioridade, poucas coisas serão tão eficazes como os exercícios básicos e compostos.
    Se os fizeres mal e com carga a mais, a culpa e defeito não é dos exercícios mas tua.

Regras