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  1. #1
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    Default Espinha Bifida, o que fazer!

    Bom dia, antes do mais quero que saibam que estou a falar do meu caso especifico e o conteúdo que vou aqui meter foi após conversa com alguém especializado na àrea, Mas cada caso é um caso e nada como consultar um médico primeiro para evitar correr determinados riscos.

    Tenho espinha bifida oculta na L5, um problema mais comum do que alguma vez imaginei, o ortopedista disse-me que cerca de 10% da população sofre deste problema ( Alguns com vidas bastante condicionadas dependendo da vertebra e do tamanho da fissura da mesma), embora a maioria nunca o venha a descobrir a menos que algo aconteça e tenham de tirar um Raio-X à coluna.

    Ora bem depois de me ter sido diagnosticado este problema o ortopedista disse que o melhor seria inscrever-me num ginásio onde houvesse algum instrutor que tivesse alguns conhecimentos sobre este problema e que o principal seria fortalecer a zona abdominal, Lombar e Dorsal. (Isto foi o conselho do pediatra). Após visita a vários ginásios reparei que poucos eram aqueles o que tinham conhecimento sobre o problema. E por isso penso que este post pode ser util a quem sofre do mesmo problema que eu.

    Então depois de falar com pessoas que realmente conhece o problema e inclusivé fazem terapias e treinos de recuperação a pessoas que têm Espinha Bifida num grau muito mais elevado do que o meu aqui vão alguns conselhos.

    Exercicios Obrigatórios

    Exemplos:
    Cardio (Preferencialmente Bicicleta)
    Alongamentos antes e após os Exercicios ( Isto é um dos factores mais)
    Tudo o que seja para fortalecimento do Core mas que não envolva grande pressão na zona lombar ( No meu caso)
    Desde Hiperextensões (feitas sempre com bastante cuidado e ao minimo sinal de desconforto parar)
    Pranchas
    Abdominais (de preferencia em máquina)
    Remo deitado na máquina com Barra em T
    Pull Down
    Chin Ups

    Exercicios a não fazer ( basicamente tudo o que faça grande pressão na coluna, ou exercicios de push que elevem a barra acima da cabeça numa posição sentado ou em pé)
    ( Infelizmente para mim isto vai limitar bastante o meu treino de pernas e até de ombros)

    Exemplos:
    Squat
    Deadlift
    Lunges
    Shoulder press
    Military Press

    Ou seja a maioria dos exercicios compostos vão por àgua abaixo
    E até Agradeço se alguém me der umas boas dicas para conseguir treinar as pernas e os ombros de maneira eficaz sem estes exercicios.

    Principalmente espero que esta informação possa vir a ser utíl para alguém que sofra desta limitação.

  2. #2
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    Em relação ás pernas tens a prensa, que em vez de estares com as costas totalmente apoiadas, elevas os ombros para a frente. Se não tiveres percebido, diz.
    Os ombros, terão de ser com remadas e com elevações até à altura dos ombros.

  3. #3
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    Sim os ombros ainda se vai conseguindo treinar, o mais complicado será mesmo o treino de pernas, não consegui perceber muito bem como funciona essa questão da prensa....

  4. #4
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    um pouco mais talvez.

  5. #5
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    Boas
    A espinha bifída, pode realmente ser uma complicação, no teu caso como é espinha bifída oculta, é a variante menos grave, normalmente, não cria muitas limitações, mas convém fazer um bom reforço do core, e ter especial atenção às posturas! É claro que exercícios como o squat e o Dead lift, são muito agressivos para uma condição dessas! E não sei até que ponto o leg press(prensa de pernas), não te irá causar muita pressão na região lombar, se for a 45º vai quase de certeza, podes se existir no gym, fazer a prensa horizontal, é mais indicada em situações de lesões a nível lombar.
    Experimenta este exercício, agachamento com cinto lastrado, o cinto vai transferir o peso para a bacia, e não para a lombar, e já podes fazer um treino de pernas completo, assim. Aliás é do melhor quando se está condicionado a nível lombar!
    Os vídeos demonstram bem o que fazer, é simples, dois steps, cinto, peso, e toca a agachar.


    Leg press horizontal

    Quanto aos exercícios para a parte superior, penso que com um bom treino de core e o uso de um bom cinto ( só para execução dos exercícios) pode chegar, mas aí também varia da estabilização que consegues fazer, se não abusares das cargas claro.
    Bons treinos
    Última edição de Juliano : 22nd August 2012 às 00:35
    "The only time its too late to change yourself, is when your dead. Until then, your just making excuses or lying to yourself!"
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  6. #6
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    Cá em portugal não me foi muito fácil achar esse tipo de cinto mas será algo deste género que estamos a falar? http://viewitem.eim.ebay.pt/Real-Lea...657036415/item

  7. #7
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    Aqueles dizem Dip belt, mas penso que será básicamente a mesma coisa....

  8. #8
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    É esse, sim.

  9. #9
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    Prensa tb faz muuiita pressão na coluna... Não o faças

  10. #10
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    Quanto ao cinto, se não encontras um à venda, eles rondam os 40€ por cá, arranja uma solução mais caseira. Eu tinha um cinto lombar que pouco uso, daqueles de couro da sportzone, fui a uma drogaria comprei cerca de 1.10m de cadeado, um mosquetão grande paras enfiar o cinto, e mais dois médios, e tá feito o meu hip belt, o cinto já o tinha, mais 4€ de material e bora!!
    Vou tentar colocar uma foto do meu aqui, para veres como ficou!
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  11. #11
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    Eu tenho um Hip-belt da Ironmind e aconselho a compra.Cintos para fundos/dips não são a mesma coisa,o Hip-Belt é muito mais confortável e resistente.
    Com um problema desses,acho que vale bem a pena o investimento!!


    http://www.ironmind-store.com/SUPER-...ductinfo/1220/
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  12. #12
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    Eu tenho um Hip-belt da Ironmind e aconselho a compra.Cintos para fundos/dips não são a mesma coisa,o Hip-Belt é muito mais confortável e resistente.
    Com um problema desses,acho que vale bem a pena o investimento!!


    http://www.ironmind-store.com/SUPER-...ductinfo/1220/
    Mas não trás o pino pois não? Onde arranjaste se não?

  13. #13
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    Mas não trás o pino pois não? Onde arranjaste se não?
    Um serralheiro faz isso por quase nada e como disse,não é preciso pino.
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  14. #14
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    100 euros por uma cinta, vai lá vai. Mas tem que ser parece-me, eu uso uma improvisada mas com o peso algo elevado já começa a começar a doer. Vou ver se encontro em segunda mão. Ty

  15. #15
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    A espinha bífida oculta pode ser 100% funcional. A minha é. Nunca deixei de fazer fosse o que fosse por causa dela. E se reforço lombar, abdominal e dos glúteos for prioridade, poucas coisas serão tão eficazes como os exercícios básicos e compostos.
    Se os fizeres mal e com carga a mais, a culpa e defeito não é dos exercícios mas tua.

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